sábado, 26 de fevereiro de 2011

Newsletter 03-Fev11

CHAPA PERÍCIA FORTE
Informativo 3
Fev 2011
Francisco Cardoso e Luciana Coiro, uma dupla madura e combativa.
 
Colega, esses são nossos cabeça de chapa.

Mande a um amigo
A chapa da Reação Democrática
A ANMP precisa de reformas. As mudanças recentes da Previdência exigem que nossa representação seja dinâmica e flexível. Nossa carreira estagnou e nosso futuro como servidores públicos de primeira linha se tornou incerto. Uma entidade democrática, sintonizada com as bases é o que precisamos. 
Leia mais >>>
Francisco Cardoso, infectologista carioca radicado em SP e a gaúcha Luciana Coiro, cirurgiã, GO, legista e mestra em Saúde Coletiva e Epidemiologia encabeçam a chapa Perícia Forte.
Conheça-os melhor:
Luciana Coiro nasceu em Porto Alegre em 02/10/1966. Filha de dois professores. Seu pai defendeu tese de Doutor em Ciências pela USP, em 1974 e montou o Departamento de Microscopia Eletrônica da UFRGS. Sua mãe, então, beirando os 40 anos formou-se psicóloga, fez mestrado, atuou como professora universitária e psicóloga clínica. Segue atendendo seu consultório, com seus 69 anos.

Luciana formou-se na UFRGS em 1990 e fez duas residências médicas, em hospitais escola: Cirurgia Geral e Ginecologia/Obstetrícia.
Em 2006, já plantonista do IML gaúcho, fez o concurso do INSS e foi aprovada com a quarta melhor nota do Estado do RS. Reside em Porto Alegre com o marido médico e 3 filhos.

Luciana diz o seguinte sobre a ANMP: "Passei a me interessar pela atividade associativa e militar pela ANMP que, na época me parecia uma excelente associação. Foi a primeira associação à qual me filiei na vida. Fui, então, Delegada da ANMP, participei de encontros de perícias, encontros na OAB, da Comissão de Direito previdenciário, várias reuniões no MPF, SIMERS, Senador Paim, e fiz parte da Comissão de prevenção à violência da GEX POA, primeira no Brasil, tendo lançado protocolo para casos de agressão.

Tenho orgulho, também, de ter presidido o primeiro FÓRUM brasileiro de perícias médicas:  AUTONOMIA, ISENÇÃO E QUALIDADE. Isso em agosto de 2009!!! Foi um sucesso, com dois excelentes palestrantes internacionais, juízes,  professores de renome no Brasil.

Todas estas participações, de uma forma ou de outra, foram para todos nós, peritos e surtiram bons efeitos: apoio do CREMERS e SIMERS, pareceres, divulgação de nossa atividade.

Agora temos apoio completo do CREMERS e haverá o segundo FÓRUM brasileiro de perícias, em abril. Aguardem notícias!

Ano passado tive que me afastar por motivo de doença, mas estou me recuperando. Tive que pensar muito em continuar na atividade classista, mas me pareceu que eu não seria eu se largasse esta atividade. Quero contribuir, deixar um legado coletivo para nós e para o país.

Assim volto para oferecer meu nome mas, principalmente, minha alma para esta empreitada de representar a CATEGORIA DE PERITOS MÉDICO, NA DIRETORIA DA ANMP".

Francisco Cardoso nasceu no Rio de Janeiro (08.03.1979) em família de pais jornalistas/editores e precisou trabalhar a partir dos 14 anos.  Estudante brilhante, passou no vestibular de todas as faculdades públicas de medicina. Ele diz: "passei na UFRJ, UFF e UERJ em bons lugares, escolhi a UFRJ por sua tradição, fama e legado."

Francisco sempre se destacou como líder na turma, desde o início engajado em movimento estudantil, movimento médico, DENEM (direção executiva nacional dos estudantes de medicina), diretoria do Centro Acadêmico Carlos Chagas (Medicina UFRJ) por 3 gestões, representante dos alunos junto ao Conselho Universitário.

Na DENEM lançou as sementes da discussão sobre a interação das indústrias farmacêuticas e propaganda médica, o que deu bons frutos como a recente resolução do CFM que regula essa atividade.

Vários de seus colegas de luta hoje estão com o atual grupo que comanda o Ministério da Saúde, que está com o infectologista Alexandre Padilha. Apesar das atvidades políticas, formou-se, com diploma CUM LAUDAE.

Francisco diz que escolheu fazer residência em Sampa e foi logo para o Emílio RIbas, referência internacional em Infectologia, onde se pós-graduou mantendo bons contatos entre os especialistas locais. Para não negar sua capacidade de unir pessoas em projetos coletivos,  foi presidente da Associação dos Residentes do Emílio RIbas, Diretor da AMERESP e participou da luta pela redemocratização da ANMR, que agora anda novamente com diretorias eleitas. Xico é sócio fundador da Sociedade Brasileira de Medicina de Viagem, membro da Sociedade Brasileira de Infectologia, ABML e SBPM.

Radicado em SP, Francisco vive com a esposa e filhos e exerce a perícia previdenciária com dignidade. Respeitado entre seus pares, já foi eleito duas vezes para a Comissão de Ética Local.

Xico em uma frase: "Estou nessa campanha pois quero a ANMP forte, democrática e que trabalhe para seus associados, em prol de uma perícia médica independente, respeitada e autônoma".


Conheça e opine sobre nossas propostas disponíveis no site da campanha.


Quer saber mais?
fale conosco
visite o site da campanha
conheça os integrantes desse movimento
No próximo informativo
> Componentes da diretoria.






Para garantir que receberá os próximos números desse inforamativo, faça contato com pericia.forte@gmail.com. Caso não deseje mais recebe-lo, informe-nos no mesmo e-mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário